Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Até o Fim


Meditação: … sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. (Atos 1:8)

Pensamento: Qualquer lugar pode ser o lugar certo para testemunhar de Cristo.

Leitura: Atos 1:1-8.

Mensagem:
Até o Fim

            Era o meu primeiro dia de aula no Instituto Bíblico de Moscou, onde eu lecionava para pastores russos. Comecei perguntando aos alunos seus nomes e onde eles serviram, mas, um aluno chocou-me ao declarar com arrojo: “De todos os pastores, eu sou o mais fiel à Grande Comissão!” Fiquei momentaneamente surpreso até que, sorrindo, ele continuou: “A Grande Comissão diz que devemos levar o evangelho aos confins da terra. Eu pastoreio ao norte do Círculo Polar Ártico, numa vila apelidada ‘Fim da Terra’!” Todos riram e nós continuamos a sessão.
            As palavras daquele pastor, que ministrava na Península de Yamal (que significa “fim do mundo”), têm grande significado. Em sua mensagem final aos Seus discípulos, Jesus disse: “… sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (Atos 1:8). Cada canto do nosso mundo, não importa quão remoto seja, deve ser tocado pela mensagem da cruz. O Salvador morreu pelo mundo – e isso inclui povos próximos e distantes.
            Cada um de nós tem a oportunidade de levar o evangelho a pessoas em nosso “fim da terra”. Não importa onde você estiver, conte a alguém sobre o amor de Cristo. A quem você pode anunciá-lo hoje?




--------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.
(1º Coríntios 3:7)


 



Deus abençoe você!!!

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Um Traço Familiar


Meditação: Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. (Mateus 5:9)

Pensamento: Devido à paz de Deus e à paz com Deus, podemos ser pacificadores para Deus.

Leitura: Mateus 5:9,38-48.

Mensagem:
Um Traço Familiar

         Uma antiga canção da Escola Dominical volta à minha mente de tempos em tempos. Sua letra testifica a bênção da paz que Jesus dá tão generosamente: “Tenho a paz que excede o entendimento em meu coração – para sempre!”.
         Todavia, algo está faltando naquela canção bem intencionada. A paz de Deus é, verdadeiramente, um presente que desfrutamos em nossos corações ao termos comunhão em Sua presença (João 14:27; 16:33). Mas, Ele nunca quis que essa paz pertencesse somente a nós. A paz é um presente a ser compartilhado com aqueles que nos cercam. Como cristãos, ela deveria marcar nossos relacionamentos e caracterizar o ambiente das nossas igrejas.
         Em Seu Sermão do Monte, Jesus disse: “Bem-aventurados os pacificadores…” (Mateus 5:9), o que indica que devemos ter a intenção de levar a paz aos nossos relacionamentos. Uma vez que somos propensos a ser encrenqueiros, em vez de pacificadores, esse conselho é importante. Portanto, com que se parece a pacificação? Os pacificadores são aqueles que oferecem a outra face (Mateus 5:39), andam a segunda milha (Mateus 5:41) e amam seus inimigos enquanto oram por aqueles que os perseguem (Mateus 5:44).
         Por que devemos fazer isso? Porque Deus é um pacificador e, quando praticamos a paz, somos “… chamados filhos de Deus” (Mateus 5:9). Pacificação é um traço familiar.



-------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.
(1º Coríntios 3:7)


 



Deus abençoe você!!!

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O Livro da Natureza


Meditação: Porque os atributos invisíveis de Deus […] se reconhecem, desde o princípio do mundo sendo percebido pelas coisas que foram criadas… (Romanos 1:20)

Pensamento: No livro divino sobre a natureza – a Bíblia, podemos reconhecer muitas lições valiosas.

Leitura: Romanos 1:18-24.

Mensagem:
O Livro da Natureza

            O escocês-americano John Muir (1838-1914) foi criado por um pai cristão que colocava grande ênfase na memorização das Escrituras. Quando era rapaz, John podia citar todo o Novo Testamento com facilidade e grandes porções do Antigo Testamento.
            Ainda jovem, Muir desenvolveu grande amor pela criação de Deus e a via como fonte para compreender Deus. O historiador Dennis Williams diz que Muir se referia à criação como o “Livro da Natureza.” Ao explorar o deserto, pôde estudar plantas e animais num ambiente que “veio diretamente da mão de Deus, não corrompido pela civilização e domesticação”. Muir passou a liderar o movimento de conservação das florestas e auxiliou na criação de muitos parques nos Estados Unidos, incluindo os famosos parques Yosemite, Sequoia e Monte Rainier.
            Para cultivar o interesse espiritual das crianças e jovens, devemos primeiramente nos concentrar no texto da Bíblia. Mas também podemos levá-los à sala aula de Deus ao ar livre, onde podemos cultivar seu amor pelo Criador mostrando-lhes a majestade da criação: “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas” (Romanos 1:20).




---------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.
 (1º Coríntios 3:7)

 


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Palácio do Milho


Meditação: E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. (Marcos 4:4)

Pensamento: Nós plantamos a semente; Deus dá a colheita.

Leitura: Marcos 4:1-20.

Mensagem:
Palácio do Milho

            As paredes o Mitchell Corn Palace (Palácio Mitchell do Milho) exibem lindos murais a cada ano. As cenas incluem pássaros em voo, carroções avançando para o oeste, tendas de índios nativos dos EUA e paisagens rurais. Existe, contudo, uma peculiaridade sobre esses murais – eles são feitos de milho, sementes e capins. Os murais externos são substituídos anualmente por um novo tema, em parte porque os pássaros famintos se alimentam deles.
            Jesus contou uma parábola sobre pássaros e sementes: “Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram” (Marcos 4:3-4). Outra parte caiu em solo rochoso e cheio de espinhos, não permitindo que dessem fruto (Marcos 4:5-7). Mas, outra parte caiu em boa terra e rendeu uma colheita abundante (Marcos 4:8).
            Jesus explicou que, quando as pessoas à beira do caminho ouvem a Palavra de Deus, “… logo vem Satanás e tira a palavra semeada neles” (Marcos 4:15). O diabo odeia o evangelho e procura impedir as pessoas de crerem nele. Com frequência, ele sutilmente incentiva os ouvintes a procrastinarem uma tomada de decisão ou a esquecerem o que ouviram. Para fazer frente a isso, em nosso testemunho devemos orar para que o Senhor da colheita faça a Palavra enraizar-se em corações receptivos.




--------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.
(1º Coríntios 3:7)

 

O Príncipe da Paz


Meditação: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou… (João 14:27)

Pensamento: Jesus morreu em nosso lugar para nos dar a Sua paz.

Leitura: João 14:25-31.

Mensagem:
O Príncipe da Paz

            Anos atrás conheci um jovem que participava de uma gangue de motociclistas. Ele havia crescido no campo missionário onde seus pais serviam. Quando sua família voltou aos Estados Unidos, ele parecia incapaz de se ajudar à nova realidade. Sua vida foi difícil e ele morreu numa briga de rua, enfrentando uma gangue rival.
            Já ajudei em muitos funerais, mas este com certeza foi inesquecível. Foi num parque onde havia montes de grama circundando um pequeno lago. Seus amigos estacionaram suas motos em círculo e sentaram-se na grama em volta de outro amigo e de mim, enquanto conduzíamos o culto. Falamos algo simples e breve sobre paz em meio às facções rivais e sobre a paz interior que o amor de Jesus pode trazer.
            Mais tarde, um membro da gangue nos agradeceu, começou a se afastar, mas voltou. Nunca esqueci suas palavras. Ele disse que ele tinha “uma magrela, uma baia e uma patroa” (uma moto, um apartamento e uma namorada), e acrescentou, “Mas não tenho paz”. Então conversamos sobre Jesus que é a nossa paz.
            Não importa se temos uma motocicleta ou um Cadillac, uma mansão ou um pequeno apartamento, alguém que amamos ou ninguém – não faz diferença. Sem Jesus, não há paz. Ele disse, “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou” (João 14:27). Este dom é para todos que confiam nele. Você já pediu a Sua paz?




--------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.
(1º Coríntios 3:7)

 



Deus abençoe você!!!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Enxergando Perto e Longe


Meditação: Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. (Salmo 143:18)

Pensamento: Deus é grande o suficiente para cuidar das menores necessidades.

Leitura: Salmo 145.

Mensagem:
Enxergando Perto e Longe

            Ter dois olhos saudáveis não é o suficiente para enxergar claramente. Sei disso por experiência. Após uma série de cirurgias nos olhos para reconstituir um descolamento de retina, ambos os olhos enxergavam bem, mas recusavam-se a cooperar entre si. Um olho via coisas distantes e o outro via coisas próximas. Mas, em vez de trabalharem juntos, eles lutavam pela supremacia. Até conseguir ter uma nova prescrição para óculos, três meses mais tarde, meus olhos permaneceram sem foco.
            Algo semelhante acontece na nossa visão de Deus. Algumas pessoas focalizam melhor em Deus quando o veem como “perto” – quando pensam nele como intimamente presente em sua vida diária. Outros cristãos veem Deus mais claramente como “distante” ou muito além de tudo que podemos imaginar, governando o Universo em poder e majestade.
            Embora as pessoas discordem sobre qual visão é melhor, a Bíblia funciona como uma lente de grau, ajudando-nos a ver que as duas são corretas. O rei Davi apresenta as duas visões no Salmo 145: “Perto está o Senhor de todos os que o invocam…” (Salmo 145:18) e “Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado; e a sua grandeza é insondável” (Salmo 145:3).
            Felizmente, nosso Pai celestial está perto para ouvir as nossas orações, e tão acima em poder, que consegue satisfazer a todas as necessidades.

:




--------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.
(1º Coríntios 3:7)

 



Deus abençoe você!!!




sábado, 24 de novembro de 2012

Não o Entristeça


Meditação: E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco. (João 14:16)

Pensamento: O coração do cristão é o lar do Espírito.

Leitura: Efésios 4:25-32.

Mensagem:
Não o Entristeça

            Se algum dinheiro desaparecesse misteriosamente de sua carteira, você ficaria furioso. Mas se descobrisse que seu filho o roubara, sua ira rapidamente se transformaria em tristeza. Um dos usos da palavra tristeza descreve o pesar que sentimos quando aqueles que amamos nos desapontam.
            “E não entristeçais o Espírito de Deus…” (Efésios 4:30) essencialmente significa não magoar aquele que nos ama e está aqui para nos ajudar. Pois lemos as palavras de Jesus em João 14:26 que nos dizem que o Espírito Santo nos é enviado pelo Pai para ser o nosso Consolador.
            Quando o Espírito Santo em nós é entristecido por nossas ações ou atitudes, isso pode ser uma tensão tremenda. O Espírito nos puxa a uma direção, mas as luxúrias da carne nos arrastam para outra. Paulo descreve isto em Gálatas 5:17, “Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer”. Se isto continua, podemos começar a nos sentir culpados e insatisfeitos com a vida. Em pouco tempo a alegria e o vigor em nosso interior podem diminuir, e ser substituídos apenas por indiferença e apatia (Salmo 32:3-4).
            Então não entristeça o Espírito Santo que foi dado em amor para ajudar você. “Longe de vós” as más escolhas da carne (Efésios 4:31), e viva fielmente para Deus.




---------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.
 (1º Coríntios 3:7)


 



Deus abençoe você!!!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Minhas Unhas ou Sua Mão?


Meditação: … o SENHOR o segura pela mão. (Salmo 37:24)

Pensamento: Ninguém está mais seguro do que aquele que está nas mãos de Deus.

Leitura: Salmo 37:23-26.

Mensagem:
Minhas Unhas ou Sua Mão?

         Tempos difíceis podem fazer-nos alterar nossa perspectiva. Lembrei-me disso recentemente, ao conversar com uma companheira de pesar – uma mãe que, como minha esposa e eu, perdêramos uma filha adolescente numa morte repentina e sem aviso.
         Ela me contou que sentia uma terrível falta da filha, e que disse a Deus que se sentia como se estivesse pendurada pelas unhas. Então, sentiu como se Deus a lembrasse de que Sua mão de proteção estava lá para ampará-la – que ela podia soltar as mãos e Ele as seguraria.
         Essa é uma perspectiva melhor, não é? Esse quadro nos lembra de que, quando surgem os problemas e nos sentimos menos capazes de mantermo-nos firmes na fé, a situação não está em nossas mãos. Cabe a Deus sustentar-nos com a Sua poderosa mão.
         O Salmo 37:23-24 diz “O SENHOR firma os passos do homem bom […] se cair, não ficará prostrado, porque o SENHOR o segura pela mão”. E o Salmo 63:8 nos diz: “A minha alma apega-se a ti; a tua destra me ampara”.
         Em tempos difíceis, podemos ficar tão preocupados com nosso papel de “nos agarrarmos a Deus”, que nos esquecemos da Sua prometida proteção. Não são as nossas unhas que nos sustentam – mas Sua mão amorosa e encorajadora.


J. David Branon




--------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”. (1º Coríntios 3:7)


Deus abençoe você!!!


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Pesar de A a Z


Meditação: … pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão segundo a grandeza das suas misericórdias. (Lamentações 3:32)

Pensamento: Deus permite tristeza e lágrimas hoje para abrir nossos corações às alegrias do amanhã.

Leitura: Lamentações 3:25-33.

Mensagem:
Pesar de A a Z

         Jerusalém estava envolta em chamas e o profeta Jeremias chorou. Sua predição de julgamento divino havia sido grandemente ignorada. Agora, sua terrível profecia se cumpria com horrível vividez. O curto livro das Lamentações registra o processo de pesar do profeta sobre a destruição de Jerusalém.
         Jeremias organizou o livro em torno das 22 letras do alfabeto hebraico, usando uma técnica de acrósticos alfabéticos para ajudar o leitor a memorizar as passagens com mais facilidade. Mas, usar essa técnica também mostra que ele não abreviou seu processo de pesar. Ele dedicou tempo deliberado e intencional para refletir, e até escrever, sobre a dor em seu coração. Você poderia dizer ele estava aprendendo a sentir pesar de A a Z.
         Em meio ao seu pesar, o conforto de Deus veio à tona. Recordações da soberania e bondade de Deus deram esperança para o profeta encarar o futuro: “O Senhor não rejeitará para sempre; pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão segundo a grandeza das suas misericórdias” (Lamentações 3:31-32).
         Se, recentemente, você vivenciou uma perda dolorosa, lembre-se de dedicar tempo adequado para sentir pesar e refletir sobre a bondade de Deus. Então, você será capaz de vivenciar Seu conforto e esperar pelo futuro.



--------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.
 (1º Coríntios 3:7)

 


Deus abençoe você!!!

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

De Tirar o Fôlego


Meditação: … nenhuma coisa há melhor […] do que comer, beber e alegrar-se; pois isso o acompanhará […] nos dias da vida… (Eclesiastes 8:15)

Pensamento: Respirar é um milagre maior do que qualquer coisa que nos tire o fôlego.

Leitura: Eclesiastes 2:1-11.

Mensagem:
De Tirar o Fôlego

            Uma frase popular diz: “A vida não é medida pelo número de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram o fôlego”. Vejo-a escrita em todo lugar, desde camisetas até em obras de arte. Ela é cativante, mas a acho enganosa.
            Se medirmos a vida pelos momentos de tirar o fôlego, perderemos a beleza dos momentos comuns. Comer, dormir e respirar parece “algo comum” porque fazemos essas coisas todos os dias, habitualmente, sem pensar muito nelas. Mas, elas não são comuns. Toda mordida num alimento e toda respiração são milagres. De fato, respirar é mais milagroso do que qualquer coisa que nos tire o fôlego.
            O rei Salomão pode ter tido mais momentos de tirar o fôlego do que qualquer outra coisa. Ele disse: “… nem privei o coração de alegria alguma…” (Eclesiastes 2:10). Mas, expressou cinismo sobre isso, dizendo: “… tudo é vaidade…” (Eclesiastes 2:17).
            A vida de Salomão nos recorda de que é importante encontrar alegria nas coisas “comuns”, porque elas são, realmente, maravilhosas. Nem sempre maior é sinônimo de melhor. Nem sempre mais é um aprimoramento. Estarmos mais ocupados não nos torna mais importantes.
            Em vez de buscar significado em momentos de tirar o fôlego, devemos encontrar significado em cada respiração e torná-la significativa.




--------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.
 (1º Coríntios 3:7)


 



Deus abençoe você!!!

Ganhadores e Perdedores


Meditação: … por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. (Filipenses 2:3)

Pensamento: Nossa sensibilidade ao sofrimento de outros é uma maneira de mensurar nossa semelhança a Cristo.

Leitura: 1 Pedro 3:8-12.

Mensagem:
Ganhadores e Perdedores

            Quando o jogo da fase final do campeonato de futebol americano terminou e a equipe vencedora celebrou sua vitória, minha filha Lisa percebeu que sua filha de quatro anos estava chorando. Isto pareceu estranho, já que nenhum dos pais de Eliana se importava com quem havia vencido o jogo.
            Quando Lisa perguntou à filha por que chorava, a menina disse: “Estou com pena de quem perdeu. Eles parecem tão tristes”.
            Podemos aprender algo sobre compaixão com uma criança pequena? Neste mundo em que ganhar é tão importante e no qual os perdedores são rejeitados, esquecidos e difamados, precisamos deste lembrete: as pessoas precisam de compaixão. Quando vemos outros lutando com uma perda, estamos dispostos a derramar lágrimas com eles, colocar nossos braços ao seu redor e oferecer ajuda?
            Várias passagens das Escrituras nos desafiam a tratar outros com compaixão. O livro de Filipenses 2:1-3 nos diz para considerar os outros como superiores a nós, cuidarmos de seus interesses – não apenas dos nossos. O livro de 1 Pedro 3:8-12 lembra que a compaixão significa tratar os outros “como irmãos”, e Colossenses 3:12-15 afirma que a misericórdia, a bondade e a humildade são marcas daqueles a quem Deus redimiu.
            Olhe ao seu redor. Você vê alguém passando por uma perda difícil? Além de sentir empatia, alcance-os com a compaixão e o amor de Deus.       





--------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.
 (1º Coríntios 3:7)


 



Deus abençoe você!!!

Fogos e Liberdade


Meditação: … fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos um dos outros, pelo amor. (Gálatas 5:13)

Pensamento: A liberdade não nos dá o direito de fazer o que nos agrada, mas de fazer o que agrada a Deus.

Leitura: Gálatas 5:1-14.

Mensagem:
Fogos e Liberdade

            Graças à engenhosidade dos chineses, os norte-americanos celebram sua independência neste mês com grandes espetáculos de fogos de artifício cheios de cor.
            A cada ano, quando cantam o seu hino nacional e observam os belos efeitos padrões criados pelas “bombas explodindo no ar”, lembro-me de que a maioria das bombas é mortífera e não tem os belos efeitos como os espetáculos de fogos de artifício. Embora as bombas e fogos empreguem ingredientes similares, as bombas têm a intenção de matar; os fogos de artifício de entreter. Nesta metáfora, vemos um exemplo de como algo pode ser utilizado para o bem e para o mal. Nas mãos de pessoas capazes, cuidadosas e dedicadas, algo perigoso se torna glorioso. Mas, o oposto também é verdadeiro.
            A liberdade – aquilo que eles celebram com fogos de artifício – também pode ser usada para o bem e para o mal. Como cristãos, estamos livres da restritiva lei Mosaica, mas a Bíblia nos alerta para não usarmos nossa liberdade espiritual para propósitos egoístas: “… não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor” (Gálatas 5:13).
            Nem todos têm liberdade política e religiosa, mas todos os cristãos têm liberdade espiritual. Precisamos usá-la não como arma para impor nossa vontade sobre os outros, mas sim para demonstrar a glória da vontade de Deus.



--------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.
 (1º Coríntios 3:7)

 
 


Deus abençoe você!!!

Oração Não Respondida


Meditação: … assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos… (Isaías 55:9)

Pensamento: A oração concede forças para caminhar e não desfalecer – Chambers

Leitura: Romanos 11:26-36.

Mensagem:
Oração Não Respondida

            O apóstolo Paulo tinha um o desejo incontrolável; que seus compatriotas judeus seguissem o Messias que ele encontrara. Ele afirmou: “Tenho grande tristeza e incessante dor no coração porque eu mesmo desejaria ser […] separado de Cristo, por amor de meus irmãos” (Romanos 9:2-3). Mas seus compatriotas judeus o rejeitavam, e ao Cristo que ele pregava.
            Em sua carta, Paulo estabeleceu como ponto central (Romanos 9–11) uma passagem na qual ele lutava abertamente com esta oração não respondida da sua vida. Ele reconheceu um benefício paralelo muito importante desse desenvolvimento angustiante: a rejeição dos judeus por Jesus favoreceu a Sua aceitação pelos gentios. Paulo concluiu que Deus não havia rejeitado os judeus; pelo contrário, eles tinham tido a mesma oportunidade que os gentios. Deus tinha estendido e não limitado Sua aceitação à humanidade.
            À medida que Paulo considerava o quadro geral, sua voz se elevava. E em seguida, ocorreu esta manifestação de doxologia: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!” (Romanos 11:33).
            Os mistérios não solucionados e as orações não respondidas perdem sua cor se comparados ao do plano de Deus para os tempos. No final, a oração não respondida me coloca face a face com o mistério que silenciou Paulo: a profunda diferença entre a minha perspectiva e a de Deus.


--------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.
(1º Coríntios 3:7)


 



Deus abençoe você!!!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Águas Poderosas


Leitura: Apocalipse 1:9-17.

Mensagem:
Águas Poderosas

         Quando estive no Brasil, fui conhecer as Cataratas do Iguaçu, uma das maiores quedas d’água do mundo. As imensas cachoeiras são de tirar o fôlego, mas, o que mais me impressionou em Iguaçu não foi a visão das cataratas ou os respingos da água: foi o som. O som era mais do que ensurdecedor – eu me sentia como se, na realidade, estivesse dentro dele. Aquela foi uma experiência esmagadora, que me fez lembrar quão comparativamente pequeno eu sou.
         Mais tarde, com essa cena em mente, não conseguia deixar de pensar em João no livro de Apocalipse 1:15. Quando estava na ilha de Patmos, ele teve uma visão do Cristo ressurreto. O apóstolo descreveu Jesus na glória da Sua ressurreição, notando Suas vestes e Suas qualidades físicas. Depois, João descreveu a voz de Cristo “… como voz de muitas águas” (Apocalipse 1:15).
         Não tenho certeza se já tinha entendido totalmente o que aquilo significava até visitar as Cataratas do Iguaçu e ser totalmente dominado pelo som de trovão das quedas d’água. Enquanto aquelas poderosas águas me lembravam da minha própria pequenez, compreendi melhor o que João sentiu aos pés de Cristo, “… como morto” (Apocalipse 1:17).
         Talvez essa descrição o ajudará a ter uma ideia da magnificência da presença de Jesus e lhe instigará a seguir o exemplo de João, de adorar o Salvador.




--------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.
(1º Coríntios 3:7)

 



Deus abençoe você!!!

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Anti-Herói


Meditação: … o poder se aperfeiçoa na fraqueza. (2 Coríntios 12:9)

Pensamento: É bom aprender sobre nossas fraquezas se isso nos fizer depender da força de Deus.

Leitura: Gênesis 27:6-23.

Mensagem:
Anti-Herói

            Um conhecido ator comentou que gostava de representar personagens anti-heróis em filmes porque as pessoas se identificam melhor com os personagens imperfeitos. A maioria de nós concordaria que é mais fácil compreendermos as pessoas que não são perfeitas porque sabemos que somos imperfeitos.
            Na Bíblia, Deus incluiu histórias de pessoas falsas, fracas, não confiáveis e iradas. Tomemos por exemplo Jacó, que enganou seu pai para receber a bênção (Gênesis 27:1-29). Também houve Gideão, que não confiou em Deus a ponto de pedir-lhe uma prova por duas vezes; uma prova de que Ele seria fiel ao que havia prometido (Juízes 6:39). E também Pedro, que, temendo por sua própria segurança, negou até mesmo conhecer seu amigo e Senhor (Marcos 14:66-72).
            Todavia, quando lemos o restante das suas histórias, observamos que essas pessoas eram capazes, com a ajuda de Deus, de superar suas deficiências e serem úteis a Ele. Isso acontecia quando dependiam não de si mesmos, mas de Deus.
            Exatamente como as pessoas que viveram há milhares de anos, cada um de nós tem imperfeições. No entanto, pela graça de Deus, podemos superá-las aceitando o Seu “… poder [que] se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Coríntios 12:9).





--------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.
(1º Coríntios 3:7)

 


Deus abençoe você!!!






quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A Descrição de Deus


Meditação: … SENHOR, SENHOR Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade. (Êxodo 34:6)

Pensamento: Num mundo de superlativos, Deus é o maior.

Leitura: Êxodo 34:1-8.

Mensagem:
A Descrição de Deus

            As orações das crianças pequenas nos mostram o que elas pensam de Deus. Aqui estão duas que li recentemente:
            “Querido Deus, o que significa ser um Deus ‘zeloso’? Eu pensava que o Senhor tivesse tudo”.
            “Eu não achava que alaranjado combinava com lilás, até ver o pôr-do-sol que o Senhor fez na terça-feira. Ficou legal”.
            Estas crianças estão certas em pensar em Deus como o dono e criador de tudo, aquele que pode pintar lindos pores-do-sol. Mas, como Deus descreve-se a si mesmo?
            Moisés precisava de uma resposta a essa pergunta quando estava prestes a liderar os israelitas no deserto. Ele precisava ter a certeza da presença e liderança de Deus, então lhe pediu que se revelasse a si mesmo (Êxodo 33:13,18). Em resposta, Deus desceu numa nuvem e disse: “… SENHOR, SENHOR Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; […] que não inocenta o culpado” (Êxodo 34:5-7). Ele é bom; Ele é justo.
            Nós também podemos conhecer esse Deus e ter a segurança de Sua presença. Ele revelou-se em Sua criação e em Sua Palavra. Ao lhe pedirmos para revelar-se a nós, aprenderemos que Ele é ainda mais que o dono e criador de todas as coisas!



--------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”. (1º Coríntios 3:7)
 
Deus abençoe você!!!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Garimpando Ouro


Meditação: … o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro… (1 Pedro 1:7)

Pensamento: Mantenha seus olhos em Jesus para que riquezas terrenas não ceguem seus olhos para as riquezas espirituais.

Leitura: Lucas 18:18-30.

Mensagem:
Garimpando Ouro

            Enquanto passávamos férias no Alasca, visitamos a mina de ouro El Dorado. Após um passeio e demonstrações de técnicas de mineração utilizadas na época da Corrida do Ouro, pudemos garimpar um pouco de ouro. Cada pessoa recebeu um recipiente e um saco de terra e pedras. Após colocar o conteúdo no recipiente, adicionamos água de uma vasilha e remexemos para agitar a mistura e permitir que o ouro, que é pesado, afundasse. Apesar de termos observado os profissionais, tivemos pouco progresso. Por que razão? Preocupados em descartar algo de valor, não queríamos desperdiçar pedras sem valor.
            Isto me lembrou de como os bens, às vezes, nos impedem de encontrar o que realmente é valioso. Jesus teve um encontro com um homem rico para quem isto foi verdade. Sua riqueza terrena lhe era mais importante do que o tesouro espiritual (Lucas 18:18-30). Jesus disse: “… Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!” (Lucas 18:24).
            Muito embora o dinheiro não seja mau, pode nos impedir de herdar riquezas verdadeiras se o objetivo de nossas vidas for acumular. Amontoar riquezas é tolice, pois é a fé genuína, e não o ouro, que nos sustentará nas provações e resultará em louvor, honra e glória a Deus (1 Pedro 1:7).




--------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.
(1º Coríntios 3:7)



Deus abençoe você!!!


terça-feira, 13 de novembro de 2012

Investimentos


Meditação: Porque estas coisas […] em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de […] Cristo. (2 Pedro 1:8)

Pensamento: Este é o momento de investir na eternidade.

Leitura: 2 Pedro 1:1-11.

Mensagem:
Investimentos

            “Quero ajudar vocês a investirem com sabedoria em seu futuro”, disse o consultor financeiro ao começar sua palestra sobre investimento em fundos de pensão. Ele desejava que seus ouvintes continuassem a investir no mercado de ações durante todos os altos e baixos da economia, porque, historicamente, um bom retorno acabaria ocorrendo.
            Deus também quer que invistamos com sabedoria em nosso futuro espiritual. Em meio aos altos e baixos das circunstâncias da vida, devemos investir continuamente numa “conta espiritual”: nosso caráter. O apóstolo Pedro nos diz para sermos diligentes no desenvolvimento do caráter (2 Pedro 1:5-11). Após confiarmos em Cristo para salvação, devemos investir estas qualidades em nosso caráter: fé, virtude, conhecimento, domínio próprio, perseverança, piedade, fraternidade e amor.
            Os lucros futuros sobre o nosso investimento no caráter serão piedade (2 Pedro 1:5-7), fecundos no conhecimento de Jesus Cristo (1 Pedro 1:8), certeza do nosso chamado (1 Pedro 1:9) e vitória sobre o pecado (1 Pedro 1:10).
            Investir dinheiro em fundos de pensão pode ser lucrativo, mas, investir em nossas vidas espirituais oferece o melhor tipo de retorno para o nosso futuro!





--------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.
(1º Coríntios 3:7)


 



Deus abençoe você!!!






segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Benefícios da Amizade


Meditação: Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. (Eclesiastes 4:9)

Pensamento: Amigos são flores no jardim da vida.

Leitura: Eclesiastes 4:9-12.

Mensagem:
Benefícios da Amizade

            Cícero foi um dos maiores pensadores do Império Romano. Ele era um hábil orador, advogado, político, linguista e escritor. Ainda hoje é lembrado por sua prosa cristalina e sabedoria prática.
            Por exemplo, a respeito de ter amigos, ele escreveu: “A amizade melhora a felicidade e abate o tormento, duplicando nossa alegria e dividindo nosso pesar”. Ele compreendeu o duplo benefício da amizade ao longo da jornada da vida.
            Quase mil anos antes, o rei Salomão também escrevera sobre o valor dos amigos. Em Eclesiastes, lemos: “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante” (Eclesiastes 4:9-10). Certamente, uma vida sem amigos faz nossa estada aqui ser solitária e penosa.
            Aquele famoso romano e esse rei judeu estavam certos: Os amigos são importantes, pois servem como confidentes e conselheiros, e ajudam a compartilhar as cargas.
            Pense em seus amigos. Você negligencia aqueles que Deus proporcionou para compartilhar suas alegrias e tristezas? Se assim for, procure um de seus amigos para ter comunhão com ele nesta semana. Lembre-se, “Melhor é serem dois do que um…”, porque um amigo pode duplicar nossa alegria e dividir nosso pesar.




--------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.
(1º Coríntios 3:7)

 



Deus abençoe você!!!

sábado, 10 de novembro de 2012

Pai Nosso Que Estás Nos Céus


Meditação: … Pai, santificado seja o teu nome… (Lucas 11:2)

Pensamento: Os braços do Pai celestial nunca se cansam de segurar Seus filhos.

Leitura: Lucas 11:1-13.

Mensagem:
Pai Nosso Que Estás Nos Céus

            Quando Jesus nos ensinou a orar, Ele começou, “… Pai, santificado…” (Lucas 11:2). É uma das muitas escrituras que se referem a Deus como um pai. Acho fascinante e instrutivo, que quando Deus quis que soubéssemos como Ele é, escolheu enfatizar Seu caráter de pai.
            O que sabemos sobre Deus como nosso Pai? De acordo com a oração de Jesus, sabemos que nosso Pai no céu está acessível e atento a nós. Está também claro que Ele é nosso provedor, nos perdoa e nos protege do mal (Lucas 11:2-4).
            Que padrão maravilhoso para os pais que não estão no céu! É certo que há apenas um Pai perfeito no universo, mas como tal, Ele estabelece o ritmo para o resto de nós, pais menos que perfeitos. Descobri cedo em meu ministério que meus filhos não ficavam impressionados com os livros que escrevia, com os títulos que tinha ou lugares em que ministrava. Eles queriam meu tempo e minha atenção, a provisão para necessidades básicas, um amor que pacientemente perdoa e um lugar seguro para crescer e amadurecerem. É uma lista curta, mas muito profunda de deveres paternais.
            E aqueles que não tiveram um pai para suprir essas necessidades? Encoraje-se, pois se você foi redimido por meio de Jesus tem um Pai celestial perfeito – e Ele é o melhor Pai de todos.



--------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.
(1º Coríntios 3:7)





Deus abençoe você!!!

O DIA SEGUINTE


O DIA SEGUINTE


Enxugar as lágrimas que estão a escorrer,
Deixar transparecer todo o seu sorriso,
Que um dia a dor fez você esconder,
Quando a solidão veio sem aviso.

Nunca desacreditar,
Viver sempre na esperança,
Que tudo ira mudar,
E que o passado,
Será apenas marcas de uma pequena lembrança.

Fortalecer a fé,
Nos caminhos que escolher,
E mesmo estando distante,
Daquele mundo que tanto quê,
Os seus passos, mais importantes na vida,
Ainda serão aqueles dados diante do teu saber.

Alguns dos teus caminhos serão cheios de espinhos,
Mas jamais devereis se desesperar,
Pois no dia seguinte,
Verás que nunca estiveres sozinha,
E que nos caminhos mais difíceis de tua vida,
Alguém estava ali, a te olhar.

“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.(1º Coríntios 3:7)

 



Deus abençoe você!!!

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Destrave


Meditação: Se me amais, guardareis os meus mandamentos. (João 14:15)

Pensamento: Somente Cristo, o Pão Vivo, pode satisfazer nossa fome espiritual.

Leitura: João 14:15-24.

Mensagem:
Destrave

            Jesus deixou claro aos Seus discípulos que Ele é “… o caminho, a verdade e a vida…” (João 14:6). Ele é o único caminho para o Pai, e nossa crença e compromisso com Ele resulta em amor e obediência – e nos leva ao nosso eterno lar no céu.
            Cristina, uma estudante de seminário em Minsk, Belarus, escreveu este testemunho: “Jesus morreu por todos, inclusive pelo mais desesperado pecador. O pior dos criminosos que vier até Ele em fé será aceito.
            “Por muito tempo, Jesus vinha batendo à minha porta. Falando figurativamente, a porta do meu coração estava aberta, eu era cristã. Mas eu mantinha a trava de segurança posicionada, não entregando minha vida por completo a Ele”.
            Cristina sabia que isso não estava certo e sentiu que Deus a constrangia a mudar. “Ajoelhei-me diante dele e abri as portas o máximo que pude”. Ela destravou a entrada.
            Os seguidores de Jesus comprometidos farão o que Ele ordena – sem travas de segurança ou porta dos fundos. Sem reservar pequenos cantos de nossas vidas apenas para nós. Sem pecados secretos.
            Se, como Cristina, você tem hesitado em entregar-se a Deus, este é o momento de se livrar das travas de segurança. Abra mão dessas restrições. Escancare as portas de sua vida, e experimente a alegria do discipulado obediente.




---------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.
(1º Coríntios 3:7)

 



Deus abençoe você!!!