Páginas

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O Deus Que Busca


Meditação: … Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, […] para resgatar os que estavam sob a lei… (Gálatas 4:4-5)

Pensamento: O desejo imortal de Deus por você nunca cessará.

Leitura: Gálatas 4:1-7.

Mensagem:
O Deus Que Busca

            O pastor Tim Keller, da Igreja Presbiteriana Redentor, em Nova Iorque, observa corretamente que o cristianismo é singular, dentre todas as religiões, porque trata de Deus buscando levar-nos a Ele. Em todos os outros sistemas religiosos, as pessoas buscam seu deus, esperando deste a aceitação através de bom comportamento, rituais, boas obras ou outros esforços.
            O poeta inglês Francis Thompson captura a profunda natureza dessa realidade quando escreve sobre a incessante busca de Deus em sua vida. Em sua obra “O Cão de Caça do Céu”, ele escreve que, ao fugir de Deus, não conseguia fugir dos “pés fortes que seguiam… sem pressa e imperturbável ritmo”. Mas, a incansável busca de Deus pelo desobediente não é apenas uma história de Thompson. No cerne da mensagem de Natal está a maravilhosa verdade de que Deus busca cada um de nós. Como afirma Paulo, “… Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei…” (Gálatas 4:4-5).
            Não se trata apenas da história do Natal. É a história de Deus buscando Adão e Eva após a queda. Buscando a mim! Buscando você! Onde estaríamos, hoje, se Deus não estivesse ao nosso alcance?





---------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.
(1º Coríntios 3:7)


 



Deus abençoe você!!!

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Fazendo a Sua Parte


Meditação: Bendito seja o Deus […] que nos conforta em toda a nossa tribulação… (2 Coríntios 1:3-4)

Pensamento: Nosso maior consolo na tristeza é saber que Deus está no controle.

Leitura: Romanos 8:26-30.

Mensagem:
Fazendo a Sua Parte

            Haroldo, Kátia e seus três filhos estavam numa área arborizada quando um tornado surgiu. Kátia descreveu-me sua experiência muitos anos depois:
            “Meu marido e meu filho mais velho estavam um pouco distantes, mas meu filho mais novo e eu nos abrigamos numa cabana. Ouvimos um som como se fosse de cem vagões de trem e instintivamente nos atiramos no chão e nos protegemos. A cabana começou a se desmontar e fechei meus olhos por causa de todos os escombros que voavam. Senti como se ela estivesse subindo num elevador e depois sendo lançada no ar. Aterrissei num lago e agarrei-me aos escombros para flutuar”.
            Tragicamente, no entanto, o filho mais novo deles não sobreviveu. Haroldo ao falar sobre a perda, disse: “Choramos todos os dias por seis semanas. Mas acreditamos que a amorosa soberania de Deus permitiu que o tornado viesse onde estávamos. E também fomos consolados com o fato de nosso filho conhecer o Senhor”.
            Quando alguém que amamos é levado e somos deixados para trás, surgem muitas perguntas. Em momentos como esses, Romanos 8:28 pode servir de grande encorajamento: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. A confiança deste casal na amorosa soberania de Deus trouxe-lhes consolo em meio ao seu pesar (2 Coríntios 1:3-4).





--------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.
(1º Coríntios 3:7)




Deus abençoe você!!!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Esta é a Hora


Meditação: Glória a Deus nas maiores alturas… (Lucas 2:14)

Pensamento: O coral celestial desceu para cantar quando o Rei do céu desceu para salvar.

Leitura: Lucas 2:8-20.

Mensagem:
Esta é a Hora

            Durante a celebração do Natal em nossa igreja, observei os membros do coral reunindo-se à frente da congregação enquanto o maestro vasculhava alguns papéis sobre um fino pedestal preto. Os instrumentos começaram a tocar e os cantores começaram a entoar uma conhecida canção que começa com as palavras “Vem, esta é a hora da adoração”.
            Embora esperasse ouvir um clássico cântico de Natal, sorri pela escolha de uma música tão adequada. No início daquela semana, eu tinha lido a narração de Lucas sobre o nascimento de Jesus e tinha percebido que o primeiro Natal não tinha nossas festas modernas, presentes e comemorações – mas incluía adoração.
            Após o anjo anunciar o nascimento de Jesus a alguns pastores de olhos arregalados, um coral de anjos veio “… louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas…” (Lucas 2:13-14). Os pastores reagiram correndo até Belém, onde encontraram o Rei recém-nascido deitado numa manjedoura de estábulo. Eles voltaram aos seus campos “… glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto…” (Lucas 2:20). Ficar face a face com o Filho inspirou os pastores a adorar o Pai.
            Hoje, reflita sobre a sua reação à chegada de Jesus na terra. Existe espaço em seu coração para adoração neste dia que celebra o Seu nascimento?




---------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.
(1º Coríntios 3:7)


 



Deus abençoe você!!!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Não Foi o Que Planejei


Meditação: Descansa no SENHOR… (Salmo 37:7)

Pensamento: O coração do homem traça o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos. (Provérbios 16:9)

Leitura: Salmo 37:7.

Mensagem:
Não Foi o Que Planejei

            Não era desta maneira que eu esperava que minha vida fosse. Queria casar-me aos 19 anos, ter meia dúzia de filhos e acomodar-me na vida como esposa e mãe. Mas, em vez disso, fui trabalhar, casei-me com mais de 40 anos e nunca tive filhos. Durante vários anos, tive a esperança de que o Salmo 37:4 pudesse ser, para mim, uma garantia da promessa divina: “… ele satisfará os desejos do teu coração”.
            Mas, nem sempre acontece assim “… o mais ele fará” (Salmo 37:5), e os desejos não satisfeitos dão origem a uma ocasional tristeza. Como ocorreu em minha vida, as coisas também podem ter acontecido de maneira diferente daquilo que você planejou. Alguns pensamentos do Salmo 37 podem lhe ser úteis (embora esse salmo faz, primariamente, uma comparação entre nós malfeitores).
            Aprendemos com o versículo 4, que desejos não satisfeitos não precisam tirar a alegria da vida. Ao conhecermos o coração de Deus mais e mais, Ele se torna nossa alegria.
            “Entrega o teu caminho ao SENHOR…” (Salmo 37:5). A palavra entregar significa passar às mãos de. O professor de ensino bíblico Herbert Lockyear Sr. afirma: “‘Passa teu caminho às mãos do Senhor’, como alguém que deposita nos ombros de outro mais forte que si mesmo uma carga que não consegue suportar”, “… confia nEle…” (Salmo 37:5). Quando entregamos todos os cuidados a Deus, podemos descansar “… no Senhor” (Salmo 37:7), pois Ele está dando o melhor de si por nossas vidas.



--------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.
(1º Coríntios 3:7)


 


Deus abençoe você!!!