Páginas

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Treinando Para a Vida

Dia: 04 de Novembro de 2015

Meditação: … Exercita-te, pessoalmente, na piedade… (1 Timóteo 4:7)

Pensamento: O exercício da piedade é a chave para um caráter divino.

Leitura: 1 Timóteo 4:1-11.

Mensagem:
Treinando Para a Vida

            Quando Dean Kamazes completou a maratona de quase 40 quilômetros, na cidade de Nova Iorque, em 2006, ele marcou o término de uma façanha quase impossível: perseverança. Ele já havia participado de 50 maratonas, em 50 estados e em 50 dias. A resistência excepcional desse atleta incluiu 563 quilômetros contínuos; ciclismo em montanhas por 24 horas seguidas e o cruzamento da baía de São Francisco a nado. Esse nível de performance requer treinamento rígido e dedicado.
            Paulo disse a Timóteo que a boa forma espiritual também exige muito mais do que uma tentativa displicente de viver de modo que honre a Deus. Numa cultura caracterizada por falsos ensinamentos, além de formas extremas de autoindulgência e autonegação, Paulo escreveu: “… Exercita-te, pessoalmente, na piedade. Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser” (1 Timóteo 4:7,8).
            Nossos corpos e mentes devem ser dedicados a Deus e preparados para o Seu serviço (Romanos 12:1,2). O objetivo não é a flexão muscular espiritual, mas uma vida que agrada ao Senhor. O estudo vigoroso da Palavra de Deus, dedicação à vida de oração, fazem parte do processo. Se o nosso treinamento é bem feito, ele tem efeitos muito positivos em nosso cotidiano.
            VOCÊ EXERCITA-SE DIARIAMENTE PARA TER UM CARÁTER DIVINO?




-------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”. (1º Coríntios 3:7)

Limites


Meditação: [Eu, o Senhor] … pus a areia para frente do mar… (Jeremias 5:22)

Pensamento: Não observar as ordens de Deus nos conduz à desordens.

Leitura: Jeremias 5:20-29.

Mensagem:
Limites

            Não passa um ano sem que aconteça um desastre da natureza em algum lugar no mundo. Enchentes, ciclones e tsunamis destroem vidas, casas e o sustento das pessoas.
            Ninguém argumentaria que os mares têm o “direito” de violar seus limites estabelecidos e ultrapassar a linha do litoral. As pessoas concordam que os desastres ocorrem sempre que o mar passa à margem da praia. O próprio Deus fez da areia um limite para o mar (Jeremias 5:22).
            O Senhor também estabeleceu limites para o comportamento humano. No entanto, não passa um dia sem que ocorram inúmeras violações dos mandamentos de Deus, o que resulta em consequências desastrosas, tanto físicas como espirituais. É surpreendente como muitas vezes nós argumentamos que temos o “direito” de violar esses limites.
            Nos dias do profeta Jeremias, o povo de Deus ultrapassou os limites, usando o engano para se tornarem ricos e se recusando a ajudar os necessitados (Jeremias 5:25).
            Há uma ordem inerente na criação. Violá-la traz consequências. Deus, em Sua bondade, comunicou-nos a ordem das coisas para que evitemos essas consequências. Sejamos sábios em conhecer e permanecer dentro dos limites que o Senhor prescreveu.
            OS NOSSOS LIMITES NOS AFASTAM OU NOS APROXIMAM DO SENHOR.




-------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”. (1º Coríntios 3:7)

Deus abençoe você!!!


sábado, 31 de outubro de 2015

Estrada Tranquila

Meditação: … Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto… (Marcos 6:31)

Pensamento: O tempo investido com o Senhor sempre é bem aproveitado.

Leitura: Marcos 6:30-46.

Mensagem:
Estrada Tranquila

            Viajando de carro para a minha cidade, deixei a estrada principal e segui por uma via secundária, atravessando as montanhas. No final daquela tarde, dirigi lentamente, parando algumas vezes para apreciar as paisagens e as últimas cores do outono. A jornada não me levou rapidamente ao meu destino, mas serviu para restaurar a minha alma.
            A experiência fez com que eu me perguntasse: quantas vezes viajo pela estrada tranquila com Jesus? Todos os dias eu saio da “via expressa” das minhas responsabilidades e preocupações para me concentrar nele por algum tempo?
            Depois que os discípulos de Jesus completaram um período exaustivo de ministério, Ele lhes disse: “… Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto…” (Marcos 6:31). Em vez de férias juntos antes de serem rodeados pela multidão. Os discípulos foram testemunhas da compaixão do Senhor e o ajudaram a suprir as necessidades das multidões (Marcos 6:46), na oração.
            Jesus, o nosso Senhor, sempre está conosco, quer a vida seja agitada ou calma – mas há um grande valor em investir tempo, a cada dia, para seguir com Ele pela estrada tranquila.
            SUAS OBRIGAÇÕES O AFASTAM DO TEMPO DIÁRIO COM DEUS?





-------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”. (1º Coríntios 3:7)

Deus abençoe você!!!
--

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O Deus Que Busca


Meditação: … Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, […] para resgatar os que estavam sob a lei… (Gálatas 4:4-5)

Pensamento: O desejo imortal de Deus por você nunca cessará.

Leitura: Gálatas 4:1-7.

Mensagem:
O Deus Que Busca

            O pastor Tim Keller, da Igreja Presbiteriana Redentor, em Nova Iorque, observa corretamente que o cristianismo é singular, dentre todas as religiões, porque trata de Deus buscando levar-nos a Ele. Em todos os outros sistemas religiosos, as pessoas buscam seu deus, esperando deste a aceitação através de bom comportamento, rituais, boas obras ou outros esforços.
            O poeta inglês Francis Thompson captura a profunda natureza dessa realidade quando escreve sobre a incessante busca de Deus em sua vida. Em sua obra “O Cão de Caça do Céu”, ele escreve que, ao fugir de Deus, não conseguia fugir dos “pés fortes que seguiam… sem pressa e imperturbável ritmo”. Mas, a incansável busca de Deus pelo desobediente não é apenas uma história de Thompson. No cerne da mensagem de Natal está a maravilhosa verdade de que Deus busca cada um de nós. Como afirma Paulo, “… Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei…” (Gálatas 4:4-5).
            Não se trata apenas da história do Natal. É a história de Deus buscando Adão e Eva após a queda. Buscando a mim! Buscando você! Onde estaríamos, hoje, se Deus não estivesse ao nosso alcance?





---------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.
(1º Coríntios 3:7)


 



Deus abençoe você!!!

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Fazendo a Sua Parte


Meditação: Bendito seja o Deus […] que nos conforta em toda a nossa tribulação… (2 Coríntios 1:3-4)

Pensamento: Nosso maior consolo na tristeza é saber que Deus está no controle.

Leitura: Romanos 8:26-30.

Mensagem:
Fazendo a Sua Parte

            Haroldo, Kátia e seus três filhos estavam numa área arborizada quando um tornado surgiu. Kátia descreveu-me sua experiência muitos anos depois:
            “Meu marido e meu filho mais velho estavam um pouco distantes, mas meu filho mais novo e eu nos abrigamos numa cabana. Ouvimos um som como se fosse de cem vagões de trem e instintivamente nos atiramos no chão e nos protegemos. A cabana começou a se desmontar e fechei meus olhos por causa de todos os escombros que voavam. Senti como se ela estivesse subindo num elevador e depois sendo lançada no ar. Aterrissei num lago e agarrei-me aos escombros para flutuar”.
            Tragicamente, no entanto, o filho mais novo deles não sobreviveu. Haroldo ao falar sobre a perda, disse: “Choramos todos os dias por seis semanas. Mas acreditamos que a amorosa soberania de Deus permitiu que o tornado viesse onde estávamos. E também fomos consolados com o fato de nosso filho conhecer o Senhor”.
            Quando alguém que amamos é levado e somos deixados para trás, surgem muitas perguntas. Em momentos como esses, Romanos 8:28 pode servir de grande encorajamento: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. A confiança deste casal na amorosa soberania de Deus trouxe-lhes consolo em meio ao seu pesar (2 Coríntios 1:3-4).





--------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.
(1º Coríntios 3:7)




Deus abençoe você!!!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Esta é a Hora


Meditação: Glória a Deus nas maiores alturas… (Lucas 2:14)

Pensamento: O coral celestial desceu para cantar quando o Rei do céu desceu para salvar.

Leitura: Lucas 2:8-20.

Mensagem:
Esta é a Hora

            Durante a celebração do Natal em nossa igreja, observei os membros do coral reunindo-se à frente da congregação enquanto o maestro vasculhava alguns papéis sobre um fino pedestal preto. Os instrumentos começaram a tocar e os cantores começaram a entoar uma conhecida canção que começa com as palavras “Vem, esta é a hora da adoração”.
            Embora esperasse ouvir um clássico cântico de Natal, sorri pela escolha de uma música tão adequada. No início daquela semana, eu tinha lido a narração de Lucas sobre o nascimento de Jesus e tinha percebido que o primeiro Natal não tinha nossas festas modernas, presentes e comemorações – mas incluía adoração.
            Após o anjo anunciar o nascimento de Jesus a alguns pastores de olhos arregalados, um coral de anjos veio “… louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas…” (Lucas 2:13-14). Os pastores reagiram correndo até Belém, onde encontraram o Rei recém-nascido deitado numa manjedoura de estábulo. Eles voltaram aos seus campos “… glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto…” (Lucas 2:20). Ficar face a face com o Filho inspirou os pastores a adorar o Pai.
            Hoje, reflita sobre a sua reação à chegada de Jesus na terra. Existe espaço em seu coração para adoração neste dia que celebra o Seu nascimento?




---------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.
(1º Coríntios 3:7)


 



Deus abençoe você!!!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Não Foi o Que Planejei


Meditação: Descansa no SENHOR… (Salmo 37:7)

Pensamento: O coração do homem traça o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos. (Provérbios 16:9)

Leitura: Salmo 37:7.

Mensagem:
Não Foi o Que Planejei

            Não era desta maneira que eu esperava que minha vida fosse. Queria casar-me aos 19 anos, ter meia dúzia de filhos e acomodar-me na vida como esposa e mãe. Mas, em vez disso, fui trabalhar, casei-me com mais de 40 anos e nunca tive filhos. Durante vários anos, tive a esperança de que o Salmo 37:4 pudesse ser, para mim, uma garantia da promessa divina: “… ele satisfará os desejos do teu coração”.
            Mas, nem sempre acontece assim “… o mais ele fará” (Salmo 37:5), e os desejos não satisfeitos dão origem a uma ocasional tristeza. Como ocorreu em minha vida, as coisas também podem ter acontecido de maneira diferente daquilo que você planejou. Alguns pensamentos do Salmo 37 podem lhe ser úteis (embora esse salmo faz, primariamente, uma comparação entre nós malfeitores).
            Aprendemos com o versículo 4, que desejos não satisfeitos não precisam tirar a alegria da vida. Ao conhecermos o coração de Deus mais e mais, Ele se torna nossa alegria.
            “Entrega o teu caminho ao SENHOR…” (Salmo 37:5). A palavra entregar significa passar às mãos de. O professor de ensino bíblico Herbert Lockyear Sr. afirma: “‘Passa teu caminho às mãos do Senhor’, como alguém que deposita nos ombros de outro mais forte que si mesmo uma carga que não consegue suportar”, “… confia nEle…” (Salmo 37:5). Quando entregamos todos os cuidados a Deus, podemos descansar “… no Senhor” (Salmo 37:7), pois Ele está dando o melhor de si por nossas vidas.



--------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.
(1º Coríntios 3:7)


 


Deus abençoe você!!!

sábado, 29 de dezembro de 2012

Tesouro Escondido


Meditação: … em quem [Cristo] todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos. (Colossenses 2:3)

Pensamento: Os tesouros de verdades na Palavra de Deus são mais bem minerados com a pá da meditação.

Leitura: Colossenses 1:27; 2:3.

Mensagem:
Tesouro Escondido

            Um caçador de tesouros inglês descobriu uma enorme coleção de moedas romanas enterradas num campo no sudoeste da Inglaterra. Usando um detector de metal, Dave Crisp localizou um grande vaso contendo 52 mil moedas. Essas antigas moedas de prata e de bronze do terceiro século da Era Cristã, pesando mais de 160 quilos, valem aproximadamente cinco milhões de dólares.
            Embora o tesouro de Crisp possa fazer-nos sonhar sobre encontrar semelhantes riquezas, nós, como cristãos, devemos empreender um tipo diferente de caça ao tesouro. O que buscamos não consiste em prata e ouro. Ao invés disso, buscamos coletar as pedras preciosas do discernimento, para que possamos atingir a “… forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos” (Colossenses 2:2-3). Encontramos na Bíblia o tesouro oculto de conhecer o Senhor mais completamente. O salmista disse: “Alegro-me nas tuas promessas, como quem acha grandes despojos” (Salmo 119:162).
            Se lermos a Palavra de Deus com pressa ou descuido, perderemos suas profundas revelações. Estas verdades precisam ser buscadas seriamente, com toda a atenção de alguém que procura um tesouro escondido.
            Você anseia por encontrar os tesouros escondidos na Escritura? Comece a escavar!




---------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.
(1º Coríntios 3:7)


 


Deus abençoe você!!!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Luz Rejeitada


Meditação: Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crÊ em mim não permaneça nas trevas. (João 12:46)

Pensamento: Quando caminharmos na Luz, não tropeçaremos nas trevas.

Leitura: João 12:35-46.

Mensagem:
Luz Rejeitada

            Nas primeiras horas do dia 21 de dezembro de 2010, testemunhei na América do Norte um evento cuja última ocorrência tinha sido em 1638 — um eclipse total da lua no solstício de inverno. Lentamente, a sombra da terra deslizou ao longo da brilhante lua cheia, fazendo-a parecer vermelha escura. Foi um evento notável e lindo. Contudo, ele me fez recordar que, embora as trevas físicas façam parte da criação de Deus, as trevas espirituais não o fazem.
            Alexander MacLaren, pastor escocês, disse: “A luz rejeitada é a mãe das mais densas trevas, e o homem que, possuindo a luz, não confia nela, acumula em torno de si espessas nuvens de escuridão e trevas.” Jesus descreveu esse autoinfligido eclipse espiritual do coração e da mente quando disse: “…Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” (Mateus 6:23).
            O grande convite do Natal é para abrirmos nossos corações ao Salvador que veio acabar com as nossas trevas. Jesus disse: “Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz […] Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas” (João 12:36,46).
            O caminho para sairmos da nossa noite espiritual é caminhar com Ele na luz.




--------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.
(1º Coríntios 3:7)


 



Deus abençoe você!!!

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Atraindo os Perdidos


Meditação: Eu vim como luz para o mundo… (João 12:46)

Pensamento: Deixe que os outros vejam sua luz para serem retirados da escuridão do pecado.

Leitura: 2 Coríntios 5:12-21.

Mensagem:
Atraindo os Perdidos

            Minha amiga Anna é frequentemente parada na rua por pessoas que precisam de ajuda para se localizar. Isto já aconteceu com ela inclusive em outros países; e ela se pergunta se seria por causa de seu rosto sincero que parece confiável. Eu sugeri que talvez seja porque ela aparenta saber onde está indo. Outro amigo disse que talvez ela atraia os perdidos.
            Todos esses atributos deveriam ser verdadeiros no povo de Deus no sentido espiritual. Como cristãos, temos propósito e direção, sabemos onde estamos indo e sabemos como chegar lá. Isto nos dá confiança ao caminharmos para cumprir o chamado de Deus em nossas vidas. Quando este tipo de confiança torna-se evidente para outros, o perdido nos procurará pedindo orientação.
            Deus sempre manteve uma presença na terra para que as pessoas pudessem encontrá-lo. Sua primeira luz para o mundo foi a nação de Israel (Isaías 42:6). Depois, Salomão orou para que o grande nome de Deus atraísse pessoas para o próprio Deus (1 Reis 8:41-43). A luz da nação judia culminou em Jesus, “a luz do mundo” (João 9:5). E agora, os seguidores de Jesus devem ser a luz do mundo (Mateus 5:14). Como tal, é nossa responsabilidade mostrar às pessoas o caminho para se reconciliarem com Deus
(2 Coríntios 5:18).




---------------------------------------
“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.
(1º Coríntios 3:7)

 



Deus abençoe você!!!